Hamam... Um dia fiz banho turco!

Existem experiências que não se explicam…vivem-se! Tive uma experiência única… o famoso ”Hamam”, que designamos por banho turco! Vir à Turquia e não experimentar o banho turco, é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel! Dizem os mais viajados!
Em Istambul existem vários sítios onde podemos fazer e experimentar os banhos turcos, tanto do lado Europeu, como do lado Asiático, mas neste último lado, acabam muitas vezes por serem mais tradicionais e antigos, remetendo para as origens desta tradição. Existe de tudo, e para todos os gostos e carteiras… antigos, modernos, mais “chiques” (tipo SPA, se me faço entender), ou seja mais e menos tradicionais!

A minha experiência foi… única!
Apesar de não ser a mesma coisa, vou tentar descrever o que vivenciei!
Encontrei-me com uma amiga, que é turca local, pouco antes da hora de almoço e fomos juntas de autocarro até ao lado asiático.
Chegámos! Observo o edifício e penso: “Seja o que Deus quiser, ou melhor, seja o que Alá quiser!”… por fora, o aspeto é antigo e sem dúvida, histórico e tradicional! Com construção de 1640, sem alterações de arquitetura e onde a tinta dos gradeamentos e das paredes, parece estar a precisar de renovação! Lá dentro, não é permitido o registo fotográfico, pois as mulheres estão despidas e partilham o espaço. Por isso, aqui fica o link, do site: http://cinilihamam.com/.

Mas vamos por passos…

1º - Entramos na receção/átrio, onde estão algumas mulheres sentadas em sofás e o calor faz-se logo sentir. Levanta-se uma das senhoras, com ar cansado e aspeto suado, sem “burca” e com um vestido largo e comprido. Na nossa direção, fala com a minha amiga turca e entrega-nos a chave do gabinete, que fica no primeiro andar, onde deixamos a nossa roupa e colocamos o bikini e a toalha (Existem duas entradas exteriores distintas e espaços interiores diferentes, para homens e para mulheres).
Entrada para as mulheres, nas traseiras da rua.
Entrada para os homens, na rua principal.
 2º - Descemos ao átrio e entramos para o espaço da sauna/banho propriamente dito… e o que vejo?! Paredes altas, uma sala redonda revestida a mármore, com um balcão em forma de octágono ao centro e à volta vários recantos, sem portas, sem janelas, com pias onde corre a água. Mulheres espalhadas por vários sítios em bikini, ou só com tanga, ou mesmo sem nada! Procuramos um espaço com uma pia livre, onde sentamos e fazemos sauna.

3º - Enquanto estamos sentadas na sauna, podemos ir molhando o corpo, com a água que corre para as pias (duas torneiras: fria e quente), e para isso usamos uma taça. Cada espaço/canto tem, normalmente, 3 pias onde podemos estar até 6 mulheres.

4º - Vamos até ao centro da sala e deitamo-nos no balcão octagonal em mármore. Podem estar até 4 mulheres deitadas de cada vez. Aqui, uma senhora para cada uma, começa a esfregar o nosso corpo, fazendo a exfoliação.

5º - Com o corpo exfoliado, voltamos à pia e passamos por água. O ambiente é quente, e as pedras mármores estão mornas. Regressamos ao centro da sala, onde a mesma senhora espera por nós e, novamente deitadas no mármore “lavam-nos” o corpo, com a “famosa espuma mágica”, esfregando! Desde os pés à testa, nada é esquecido nesta “lavagem”! Por fim, a senhora, com um alguidar de água, derrama por nós e tira-nos a espuma do corpo.

6º - Novamente, e com “todo o tempo do mundo” voltamos à “nossa” pia, onde lavamos o cabelo à vontade, com os nossos produtos. Enrolamo-nos na toalha e vamos até ao gabinete para secar.


Mal se percebe, devido ao vapor...mas, cá estamos nós no gabinete privado, para secar e seguir para  a massagem!
In private offices, before the massage!
7º - Segue-se a massagem com óleos, num gabinete perto da receção/átrio de entrada… a massagem é individual! Num espaço pequeno, sem grandes modernices, deito-me na marquesa, e começa a massagem. A porta entreaberta, para passar um fio que liga o secador de cabelo e por onde a “massagista” vai falando turco com as colegas que estão no átrio sentadas! Terminada a massagem, enrolo-me na toalha.

8º - Por fim, sento-me num sofá no átrio de entrada, e uso o secador para o cabelo. Neste mesmo espaço, estão mulheres enroladas em toalha, de cabelo húmido, à espera da sua vez para a massagem. Conversam em turco e sem “burcas”, estão ali somente para elas! Eu… já de cabelo meio seco (o calor é tanto que o secador é só para tirar o excesso de água do banho), subo as escadas para me vestir… e, “toda partidinha!”, espero pela minha amiga!

Feito! Passadas sensivelmente duas horas, desde que entramos e, “toda partidinha!”, deixamos o Hamam e colocamos pés ao caminho, para ir comer qualquer coisa!
Foi uma experiência única! “Toda suada e partidinha”, mas feliz!

Mas, o dia ainda agora tinha começado!
Apanhamos o autocarro e desta vez também o barco! Serviu de passeio para regressar à parte europeia! É maravilhoso!


No barco, os homens atiram pão às gaivotas que acompanham o barco!
Atravessamos a pé, a ponte onde pescadores amadores fazem a sua pesca diária… e fomos comer a tradicional sandes de peixe!
Deliciamo-nos com a paisagem e com a gastronomia, descontraímos e demos umas gargalhadas… a seguir, demos um passeio por Eminonu… e para acabar o nosso dia, fomos tomar um chá para relaxar!
Sandes de peixe: pão + peixe grelhado + cebola+ alface+ sumo de limão
Entradas
Depois de almoço, felizes e satisfeitas!
After lunch, happy and satisfied!
dem”… um pequeno espaço, em Karakoy, muito acolhedor, de arquitetura tradicional, cheio de pormenores e muito especial! Adorei!
dem Istanbul
À saída do dem, em Karakoy 

A day well spent in very good company! Thank you Irmak for the fantastic day!

Comentários

Mensagens populares