a criança e o corpo
A descoberta do corpo é um desafio para as crianças em idade pré-escolar. A curiosidade natural das crianças e a procura de respostas aos seus "porquês", são uma fonte que alimenta a construção de aprendizagens e saberes de cada um.
A construção da identidade passa pelo reconhecimento das características individuais e pela compreensão das capacidades e dificuldades próprias de cada um, quaisquer que estas sejam.
Neste processo de construção de identidade e da autoestima, o reconhecimento das características singulares de cada criança desenvolve-se simultaneamente com a perceção do que tem em comum e do que a distingue de outros.
É nestas idades que a criança identifica as suas características individuais (sexo, idade, nome, etc.), e reconhece semelhanças e diferenças com as características dos outros; verbaliza as necessidades relacionadas como o seu bem-estar físico (tem fome, tem que ir à casa de banho, etc.); expressa as suas emoções e sentimentos (está triste, contente, etc.) e reconhece também emoções e sentimentos dos outros.
Ser menino, ser menina, comportamentos diferenciados, hábitos culturais... enfim, a consciencialização da diferença e do bem estar de cada um, em que as diferenças de cada elemento de um grupo devem ser respeitadas.
Aliado à descoberta da identidade e do seu corpo, outro aspeto importante que deve ser fomentado pelos adultos nestas idades, é o cuidado a ter com o seu corpo e com a sua saúde. Os hábitos de higiene diária e a importância dos mesmos para o seu bem estar. Com a descoberta do corpo, descobrem-se também hábitos essenciais para que se sintam bem.
Neste seguimento de ideias, a pedido de uma colega educadora, selecionei quatro livros infantis para apoiar no desenvolvimento da temática sobre a higiene do corpo, com os mais pequenos.
As histórias são uma ferramenta fantástica, como ponto de partida de temas, bem como, para aprofundar descobertas das crianças!





.jpg)
Comentários
Enviar um comentário