a criança e o corpo

A descoberta do corpo é um desafio para as crianças em idade pré-escolar. A curiosidade natural das crianças e a procura de respostas aos seus "porquês", são uma fonte que alimenta a construção de aprendizagens e saberes de cada um.

A construção da identidade passa pelo reconhecimento das características individuais e pela compreensão das capacidades e dificuldades próprias de cada um, quaisquer que estas sejam.

Neste processo de construção de identidade e da autoestima, o reconhecimento das características singulares de cada criança desenvolve-se simultaneamente com a perceção do que tem em comum e do que a distingue de outros.

É nestas idades que a criança identifica as suas características individuais (sexo, idade, nome, etc.), e reconhece semelhanças e diferenças com as características dos outros; verbaliza as necessidades relacionadas como o seu bem-estar físico (tem fome, tem que ir à casa de banho, etc.); expressa as suas emoções e sentimentos (está triste, contente, etc.) e reconhece também emoções e sentimentos dos outros.

Ser menino, ser menina, comportamentos diferenciados, hábitos culturais... enfim, a consciencialização da diferença e do bem estar de cada um, em que as diferenças de cada elemento de um grupo devem ser respeitadas.

Aliado à descoberta da identidade e do seu corpo, outro aspeto importante que deve ser fomentado pelos adultos nestas idades, é o cuidado a ter com o seu corpo e com a sua saúde. Os hábitos de higiene diária e a importância dos mesmos para o seu bem estar. Com a descoberta do corpo, descobrem-se também hábitos essenciais para que se sintam bem.

Neste seguimento de ideias, a pedido de uma colega educadora, selecionei quatro livros infantis para apoiar no desenvolvimento da temática sobre a higiene do corpo, com os mais pequenos.


 
As histórias são uma ferramenta fantástica, como ponto de partida de temas, bem como, para aprofundar descobertas das crianças!

Comentários

Mensagens populares